top of page

MINICURSOS

MC 01 - Arqueometria

Prof. Dr. Luís Carlos Duarte Cavalcante -(PPGArq-UFPI).

EM BREVE

MC 02 - Etnoarqueologias e etnografias arqueológicas: interseções entre materialidades e temporalidades em campo de pesquisa transdisciplinar.

Prof. Dr. Vinícius Melquíades dos Santos -(Curso de Arqueolgia -UFPI) 

Etnoarqueologia é uma vertente da arqueologia tradicionalmente definida como o estudo das relações de produção, (re)usos, descartes e abandonos dos materiais (artefatos, edificações, lugares, paisagens, etc.) em sociedades atuais para a proposição de modelos interpretativos que auxiliem na resolução de problemas arqueológicos. Desde sua consolidação nas décadas de 1960-70, no entanto, ela vem passando por transformações teóricas e metodológicas que acompanham as reflexões feitas pela arqueologia a partir da década de 1980 e que ganharam potência no século XXI, tais como as viradas etnográficas, materiais e ontológicas; as arqueologias etnográficas ou etnografias arqueológicas; as arqueologias do passado recente, do persente e dos futuros emergentes; e as arqueologias alternativas e colaborativas. Assim, este minicurso tem como objetivo apresentar o surgimento e desenvolvimento da etnoarqueologia associada à história de vida da arqueologia, passando por essas transformações e chegando às perspectivas atuais. Por fim, serão apresentados alguns estudos de caso e debatidas possíveis aplicabilidades a partir das minhas experiências de pesquisa com um grupo de discentes do curso de Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí.   

MC 03 - Mercantilização do sagrado e sacralização do mercado. 

Profa. MSc. Edgar Leite- (Seminário Teológico Batista-PI) 

Profa. MSc. Ianne Paulo Macêdo. -(Faculdade e Colégio Instituto Educacional São José- UNITA).

EM BREVE

MC 04 - Pesquisar sobre religiosidades dos índios Tabajara que vivem em Piripiri. 

Prof. MSc. Kleb Leite da Silva.(Academia Piripiriense de Letras) 

Noções de história dos povos indígenas de piripiri-PI. Cultura indígena Tabajara e suas manifestações religiosas. Os indígenas em Piripiri: etnias, localização e características. A legislação indígena brasileira. Educação indígena tendências e perspectivas religiosas. Objetivo: Analisar o contexto religioso dos tabajara de Piripiri-PI, a diversidade cultural, o desenvolvimento da atividade educacional e suas vivências, enfatizando as concepções e mitos acerca dos povos indígenas, promovendo uma reflexão crítica que possibilite a valorização e respeito à diferença.

​

MC 05 - Intersecções Entre Gênero E Religiosidade

Prof. MSc. Francisco Weriquis Silva Sales 
Msc. Ianara Silva Evangelista (Socióloga. Consultora em Gênero)

Os processo de vivência da religiosidade ocupam um papel central nas dinâmicas de constituição do gênero nas suas dimensões de aprendizagem, simbolismos, institucionalização e representação, nas ordens políticas, culturais, sociais,  econômicas. Por meio da religião, são efetivados arranjos que delineiam determinadas Ordens de Gênero (CONNELL), reproduzindo regimes de inteligibilidade (BUTLER) e subjetivação. Atualmente vivenciamos cruzadas morais”, que comungam em torno do que chamam de “ideologia de gênero”, que têm a religião como um dos mecanismos de manutenção dos privilégios de determinados sujeitos e reprodução de desigualdades. A proposta de trabalho tem como objetivo discutir aportes teóricos e práticos que contribuam para pensar as possíveis relações entre Gênero e Religiosidade, enquanto dimensões importantes em processos educacionais, de violências, geracionais, raciais, sexuais, dentre outras.

MC 06 - Comportamento autolesivo. 

Profa. Esp. Francisca Regina A. Franco – (Centro de Desenvolvimento Psicológico - Clínica Comtato) 

EM BREVE

MC 07 - Cuidados Paliativos e Psicologia em Teresina.

Profa. Esp. Valquíria P. Cunha – (UESPI).

EM BREVE

MC 08 - Tanatologia.

Profa. Patrícia Carvalho Moreira 

EM BREVE

bottom of page